Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Esqueceu sua senha?

Notícias ABVCAP

Balanço dos 20 anos de atuação do DGF Investimentos Adicionado em 29/06/2022
 
O mercado de private equity e venture capital amadureceu muito nos últimos 20 anos, com ciclos de entradas e saídas bem-sucedidos. O ambiente de negócios no Brasil também passou por uma enorme mudança. O empreendedorismo de subsistência foi substituído pelo de oportunidade, com muitas pessoas (em especial jovens) interessadas em abrir seu próprio negócio e investidores para apoiar o crescimento das empresas. O DGF participou ativamente desse processo de amadurecimento, evoluindo de uma estratégia mais ampla para a de um venture capital especializado em startups de tecnologia e software.  

Com 20 anos, o DGF Investimentos é uma das mais antigas gestoras de venture capital do Brasil. Ao longo deste tempo, investiu R$ 800 milhões de reais em 54 empresas, com 30 saídas na área de tecnologia.  São 7 fundos (sendo 4 de ciclo completo) que retornaram aproximadamente R$ 1 bilhão aos seus investidores. Hoje, o portfólio conta com 18 empresas de software de alto crescimento no Brasil e no exterior.

Foram nos últimos anos que presenciamos uma rápida expansão do venture capital com aportes recordes, multiplicação de startups e de modelos de negócios e múltiplos elevados.  Nos últimos dois anos, o DGF, amparados por seu processo de investimento, venderam 15 companhias de fundos maduros, aproveitando a exuberância e janela de liquidez.  Vemos agora um ciclo de ajuste. Um freio de arrumação, mas não acreditamos em reversão da tendência observada nas últimas décadas. O ecossistema do venture capital atingiu outro patamar, gerando empregos de qualidade, tributos recolhidos e sendo uma fonte relevante de financiamento para o desenvolvimento sustentável de longo prazo do País. 

Passaremos por um processo de depuração e consolidação nos próximos 2 anos. Recursos continuarão disponíveis para negócios que sejam sustentáveis. Para investidores como o DGF, focados no longo prazo, está se desenhando uma nova janela de entrada interessante. Contudo, o mais importante, é entendermos que, para atuarmos nessa indústria, não se trata de oportunismo e sim de um senso de propósito muito forte, de construção de negócios perenes que transbordem benefícios para toda a sociedade.

Fonte: ABVCAP NEWS - Junho 2022


Comentários


Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Rio Branco, 115, 20º andar, cj 2041, Centro - Rio de Janeiro - 20040-004 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-060 | Telefone +55 11 3106-5025