Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Esqueceu sua senha?

Notícias ABVCAP

INSIGHTS | ABVCAP Diversidade Adicionado em 30/11/2021
 

1° Dia | O retorno e o impacto da diversidade nos investimentos

Daniel Izzo, co-fundador e CEO da Vox Capital, abriu o primeiro dia do ABVCAP Diversidade e foi moderador do painel que debateu o retorno e o impacto da diversidade nos investimentos. 

Itali Collini, diretora de estratégia e inovação da 500Startups, destacou a importância da diversidade para composição do seu portfólio de startups. Itali compartilhou cases onde o produto final ficou muito melhor e mais rico com os insights de um grupo diverso e que entendem na pele as questões da "persona". A executiva destacou que a diversidade tende a se tornar uma política setorial e que será muito difícil escapar dessa agenda nos próximos anos.


Taiza Roso, operating partners da X8 Investimentos, destacou que está focada em selecionar investimentos que contemplem iniciativas de ESG. A executiva destacou ações de equidade de gênero e apontou a ausência de oportunidades fora do eixo Rio-SP. Compartilhou a extensão da sua experiência de licença-maternidade para 6 meses na X8, bem como a flexibilização no retorno podendo ajustar o seu afastamento. Segundo Taiza, os Family Offices liderados por gestores desta geração tem a preocupação proativa com a diversidade, contudo, os investidores institucionais ainda estão incorporando esses valores de maneira reativa.

Oscar Decotelli, CEO da DXA Invest, compartilhou um pouco da sua experiência de vida, relatando como é sentir na pele a falta da diversidade na indústria de PE e VC. "100% investidas da DXA hoje foram fundadas por mulheres e negros", destacou o executivo. Segundo Decotelli, os investidores institucionais mais globais têm demonstrado maior preocupação com as quotas de diversidade. Não existem pessoas mais resilientes do que as pessoas que a vida às tornou essencialmente mais resilientes por causa da desigualdade.

 

2° Dia | A desigualdade de gênero na captação de investimento

Paula Salomão, Diretora de Novos Negócios da Antera, abriu o segundo dia do evento ABVCAP Diversidade, que tratou nesta data sobre "A desigualdade de gênero na captação de investimento". Paula foi a moderadora do painel, que contou com a participação apenas de mulheres.

Betina Ramos, Presidente da Nanovetores, que não vislumbrava em sua carreira ser uma empreendedora, mas acabou sendo direcionada para fundar uma empresa com seu marido. A executiva fez um paralelo pré-histórico da humanidade, expondo a evolução dos direitos das mulheres ao longo de milênios e destacando as características natas de cada gênero.

Laura Constantini, Co-founder/Partner da Astella Invest, destacou a importância da diversidade de gênero na preparação de um time voltado para processos de M&A. Laura destacou a mudança de mentalidade que o mercado vem passando nos últimos anos, incluindo mulheres em papéis que antes eram exclusivamente exercidos por homens, como por exemplo, o cargo de desenvolvedor em TI.

Mariana Hagel, CFO da B2Mamy, destacou como tem apoiado e ajudado as mulheres a se sentirem capazes, minimizando a "síndrome de impostora" que afligem algumas mulheres. Destacou as dificuldades que as mulheres acabam enfrentando por competirem entre si, quando na verdade deveriam estar se apoiando.


3° | O caminho para a diversidade

Cristiane Nascimento, da ABVCAP, iniciou o último dia do ABVCAP Diversidade cujo painel discutiu "O caminho para a diversidade". João Busin, sócio da TozziniFreire Advogados, foi o moderador da conversa.

Ana Paula Franzoti, Diretora de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Unilever, que vem desenvolvendo iniciativas no ramo da diversidade desde 2008. Desde 2018, no mundo e no Brasil temos 50% de mulheres em cargos de gestão. Desde 2018 também criamos um grupo de afinidade de inclusão de negros na companhia, que já resultou em casos práticos de mudanças em produtos que não estavam adequados para garantir a diversidade.

Bruno Brito, Managing Director da Cedro Capital, situada no centro-oeste do país, descentralizando a indústria de PE geograficamente do eixo Rio-SP. O executivo destacou que apenas 3 estados no Brasil hoje reúnem 80% do capital de VC e PE investido hoje - São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Luana Ozemela, CEO da DIMA, destacou questões de rentabilidade por meio de identidade na diversidade. Existe um universo de empreendedores e de PE que é muito homogêneo hoje, quase como um clube onde todos são muito parecidos. A executiva deu uma verdadeira aula sobre inclusão e diversidade corporativa.


Fonte: abvcap


Comentários


Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 501 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-060 | Telefone +55 11 3106-5025