Investimento em Venture Capital em 2021 é recorde e alcança R$ 33,5 bilhões Adicionado em 01/10/2021

• 226 startups receberam recursos de fundos de venture capital nos primeiros nove meses do ano, segundo levantamento de ABVCAP e KPMG
  • Aporte médio em startups no terceiro trimestre é 63% superior ao do mesmo período do ano passado
  • IPOs de empresas de PE e VC contribuíram fortemente para  desinvestimentos de R$ 4,3 bilhões

Os investimentos de fundos de venture capital em startups brasileiras atingiram R$ 33,5 bilhões nos primeiros nove meses de 2021, um recorde histórico. O volume é 3 vezes maior que o valor aportado nessas empresas no mesmo período do ano passado. Os dados são de pesquisa trimestral realizada pela ABVCAP em parceria com a KPMG que captura apenas os negócios na modalidade de Private Equity e Venture Capital.

O número de startups que receberam aportes também é recorde: foram 226, ante 147 um ano atrás. Só no terceiro trimestre, 92 startups receberam investimentos, sendo 29 fintechs e insurtechs, 11 softwares e 9 logtechs. O aporte médio por empresa foi de R$ 130,7 milhões no terceiro trimestre deste ano, 63% superior ao valor médio registrado no mesmo período de 2020.

“Apesar dos ruídos políticos, da insegurança jurídica e das incertezas econômicas, o Brasil vive a maior onda de empreendedorismo de sua história”, diz Piero Minardi, presidente da ABVCAP. “O capital de longo prazo da indústria de PE e VC tem sido protagonista desse movimento ao apoiar as empresas com recursos financeiros, conhecimento setorial, melhorias na gestão e acesso ao mercado de capitais.”

Esses valores devem-se não só ao fato de muitas captações serem feitas por empresas em fases mais maduras, mas, sobretudo, mostram a grande expectativa de crescimento dos negócios digitais” diz Roberto Haddad, sócio da KPMG. Para o executivo “no mundo todo, a pandemia exigiu novas soluções tecnológicas e a expectativa é de que essas mudanças vieram para ficar, o que torna as empresas digitais ainda mais valorizadas.”

Os investimentos dos fundos de private equity, segmento da indústria que concentra investimentos em empresas mais maduras, caíram 27% este ano, para R$ 4,5 bilhões. Já os desinvestimentos dos fundos de Private Equity e Venture Capital atingiram R$ 16,9 bilhões até setembro de 2021, um aumento de 42%.

Principais números

4,3

11,9

16,9