Esqueceu sua senha?

Notícias ABVCAP

20 ANOS ABVCAP | Depoimento do Presidente Adicionado em 04/07/2020
 

Piero Minardi | Presidente da ABVCAP de 2018 até os dias de hoje

Coube a mim presidir a ABVCAP num período em que o mercado de Private Equity e Venture Capital parecia extremamente promissor, de 2018 até os dias de hoje.
Tínhamos o cenário perfeito para comemorar as duas décadas de existência da ABVCAP. Em junho deste ano, durante o Congresso Anual da Associação iríamos coroar os esforços de todos os Presidentes que me antecederam e dos fundadores da Associação – que, ao vislumbrarem o potencial que o capital privado poderia ter para promoção da inovação e do desenvolvimento do Brasil, a exemplo do que já vinha ocorrendo nos Estados Unidos,  se  uniram  em 2000 para fundar a ABCR (Associação Brasileira de Capital de Risco), anos depois renomeada para ABVCAP )Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital).


ABVCAP 20 anos Adicionado em 02/07/2020
 
“A passagem do século e do milênio se mostra bastante critica. No sentido mais profundo do termo: transição fecunda, mas dolorosa, de uma época para outra. Não é o fim do mundo, mas é o fim de um mundo “Dom Lucas Moreira Neves em “Crepúsculo e Aurora” OESP 30/04/97

Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

Entrevista pingue-pongue com Gilson Finkelsztain, CEO da B3 Adicionado em 01/07/2020
 
Em entrevista exclusiva, Gilson Finkelsztain, presidente da B3, fala sobre a importância da indústria de Private Equity e Venture Capital para o mercado de capitais brasileiro – e o que está sendo feito para facilitar o acesso de empresas menores à bolsa.

1- A ABVCAP está completando 20 anos. Qual tem sido a importância do private equity e do venture capital para o mercado de capitais brasileiro?
Antes mesmo de citar a relevância da indústria no mercado de capitais brasileiro, é importante destacar o papel dos private equities e venture capitals na economia brasileira, com participação em diversas empresas que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. A própria B3 (através da Cetip e BM&F) foi investida por fundos de private equity.

Nos últimos 10 anos, 58% dos IPOs foram de empresas investidas. Isso comprova como os nossos mercados são correlacionados. O mercado de capitais promove liquidez enquanto a indústria de private equity e venture capital é uma grande impulsionadora do crescimento e amadurecimento das empresas brasileiras. Essa combinação é muito importante para o crescimento do mercado de capitais e por consequência, do Brasil.  

Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

"Nossas escolhas definirão a retomada" - Entrevista com Arminio Fraga, Gávea Investimentos Adicionado em 01/07/2020
 
Fundador da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga fala sobre o tamanho da crise causada pela pandemia da Covid-19.
 
1- A Gávea já investiu cerca de 6 bilhões de dólares em mais de 50 empresas brasileiras. Qual será o efeito dessa crise para a economia real?

Devastador. Na verdade, terão sido duas crises enormes em 7 anos, com uma queda acumulada na renda per capita de cerca de 15%. Pensem bem: deveríamos ter crescido 15%. A renda estaria 35% mais alta. Afeta tudo, inclusive a cabeça das pessoas.

Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

“Quem se adaptar vai sair bem da crise” - Entrevista com Susana Garcia-Robles Adicionado em 01/07/2020
 

Uma das pioneiras da indústria de PE e VC na América Latina e Executive Advisor da LAVCA, Susana Robles analisa os desafios do setor no Brasil e o impactos da crise da COVID-19 na mentalidade dos investidores. 

1- Você acompanhou o nascimento da  ABVCAP, participou ativamente desde as primeiras iniciativas de PE&VC no País, como investidora pelo BID FUMIN e como incentivadora da criação do ecossistema, com o programa INOVAR -- como você vê o ecossistema de seed, PE&VC no país hoje?

Para mim, é um grande orgulho ver como Brasil continua desenvolvendo a indústria. Quando eu comecei, o grande tema era ter uma massa crítica de gestores de fundos experientes, além de investidores e empreendedores que entendessem os ABCs desse tipo de investimento. Hoje o Brasil tem gestores com vários fundos investidos, há essa massa crítica de empreendedores e de investidores e há muitas histórias de companhias investidas bem sucedidas. Existem investimento em seed, mas ainda fica uma lacuna entre os tíquetes de VC e PE, e isso é uma tarefa pendente para a indústria no Brasil.

Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

“O Private equity não é só funding” Adicionado em 08/06/2020
 
A crise causada pela pandemia da Covid-19 está mostrando aos empreendedores brasileiros que ter um sócio de Private Equity não é positivo apenas pelo acesso a capital – mas, sobretudo, pela capacidade de auxiliar a gestão. É a visão de Priscila Rodrigues, Managing Partner da Crescera Capital. A gestora aumentou as interações com os executivos de suas empresas investidas, algumas delas em setores que foram considerados essenciais pelo governo. Priscila diz que, à medida que o auge da crise passa, as oportunidades para alocação de capital vão voltar a surgir. 



Fonte: ABVCAP News | Junho 2020

“Quem pensa que a economia parou pode ter uma surpresa logo adiante” Adicionado em 05/06/2020
 
Um dos pioneiros do mercado brasileiro de Private Equity, Álvaro Gonçalves se diz otimista com a retomada da economia após a pandemia do Covid-19. Em entrevista ao site da ABVCAP, o fundador do Grupo Stratus relata os desafios para a gestão de pessoas na crise, os erros a evitar no futuro – e aponta a importância dos fundos de Private Equity e Venture Capital na “cicatrização” das feridas causadas às empresas brasileiras pela pandemia. Abaixo, os principais trechos da entrevista.

Fonte: ABVCAP News | Junho 2020

“Não é a hora de ser oportunista, mas sim de cumprir o papel de impacto” Adicionado em 04/06/2020
 
Não é a hora de ser oportunista, mas sim de cumprir o papel de impacto” no final de 2019, Carlos Miranda, fundador da gestora de fundos de private equity BR Opportunities, e Eduardo Grytz, da Performa Investimentos, anunciaram a criação da X8 Investimentos.

Fonte: ABVCAP News | Junho 2020

“O Brasil é um país de empreendedores”, diz Minardi, da ABVCAP Adicionado em 04/06/2020
 
De acordo com o dirigente, recursos de private equity e venture capital vão ajudar a reconstruir o país depois da pandemia do coronavírus

Fonte: ABVCAP News | Junho 2020

Restrições da Receita Federal afastam investidores estrangeiros Adicionado em 28/05/2020
 
Existem cerca de US$ 2 trilhões em recursos de fundos de private equity e venture capital espalhados pelo mundo, dos quais uma parte poderia vir para o Brasil e ajudar no processo de retomada do crescimento após o fim da pandemia.

Fonte: Investidor Institucional

A Crise e o Óbvio - Artigo Piero Minardi, Presidente Adicionado em 06/05/2020
 
Chega um ponto em que quem faz negócios no Brasil acha que já viu de tudo: inflação, crises cambiais as mais diversas, recessões típicas de guerra, mas em períodos de paz. Isso tudo tendo o tradicional pano de fundo de um Estado gigantesco, um polvo cheio de tentáculos que finge querer ajudar, mas só atrapalha. Eis que chegamos a 2020 e diante de uma crise, de fato, que ninguém imaginou encontrar. Uma crise que combina aspectos globais e é potencializada por nossos desencontros políticos, pela falta de lideranças. O resultado é um mergulho econômico que certamente assusta a todos – e que torna a missão da nossa indústria, hoje e no futuro, ainda mais importante do que já era.

Fonte: ABVCAP News - Maio 2020

A Evolução do Venture Capital no Brasil e os desafios durante a crise Adicionado em 06/05/2020
 
Anderson Thees, founder e managing partner do fundo de investimentos Redpoint eventures, fala sobre a evolução do mercado do venture capital no Brasil e os desafios para startups e investidores num momento de crise. Para ele, o pós-crise trará certamente um cenário de oportunidades e crescimento, mas é preciso entender melhor os impactos da pandemia. “A opção mais valiosa para todos agora é chegarmos bem do outro lado”

Fonte: ABVCAP News - Maio 2020

Advent International coloca em prática um plano de contenção de potenciais danos do Covid-19 às empresas de seu portfólio. Adicionado em 06/05/2020
 
Segundo Mario Malta, Managing Director da Advent no Brasil, ainda é cedo para vislumbrar uma saída para a crise, mas os fundos de Private Equity têm uma capacidade única de ajudar as empresas investidas a superá-la.

Fonte: ABVCAP News - Maio 2020

Impulsionada por capital de risco, startup de respiradores ajuda a amenizar crise na saúde Adicionado em 06/05/2020
 
Robert Binder, fundador da Antera Gestão de Recursos, gestor do Criatec l e um dos responsáveis pelo primeiro aporte recebido pela Magnamed conta como se deu esse investimento e como o investidor pode contribuir com o empreendedor além do aporte financeiro, especialmente num momento como este. 

Fonte: ABVCAP News - Maio 2020

Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-060 | Telefone +55 11 3106-5025