Esqueceu sua senha?

Prêmio Inovar - 2015

Regulamento Prêmio Inovar FINEP/ABVCAP




1. Objetivo 

O Prêmio INOVAR FINEP-ABVCAP foi criado para reconhecer e divulgar as firmas gestoras de capital semente, venture capital e private equity, cujos esforços contribuem para tornar o país mais competitivo e desenvolvido por meio do investimento e apoio às empresas brasileiras. As firmas gestoras premiadas serão aquelas que se destacaram em relação às melhores práticas da indústria de fundos, excelência em governança corporativa e operações de investimento bem-sucedidas.


2. Perfil dos Participantes

Podem participar efetivamente do Prêmio INOVAR FINEP-ABVCAP as firmas gestoras que atendam, cumulativamente, aos seguintes critérios:

a. Estejam gerindo fundos de capital semente, venture capital ou private equity, autorizados a funcionar pela CVM há no mínimo 02 (dois) anos, sob as instruções CVM 209 ou 391;
b. Cujos fundos citados no item “a” sejam não proprietários e não exclusivos;
c. Cujos fundos citados no item “a” não tenham sido encerrados formalmente há mais de 01 (um) ano;
d. Sejam aderentes ao Código ABVCAP-ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Mercado de FIP e FIEE;
Para efeito deste regulamento, entende-se por:
Não proprietários: os fundos em que nenhum investidor isoladamente possua direito de veto;
Não exclusivos: os fundos que tenham em seu regulamento a obrigatoriedade de investir em mais de uma empresa;


3. Categorias do Prêmio

O prêmio divide-se nas categorias “Gestor do Ano” e “Operação”, que apresentam critérios de avaliação específicos.
Na categoria “Operação” serão aceitas inscrições de diferentes operações de investimento de um mesmo fundo ou de fundos diferentes de uma mesma firma gestora, ainda que esta tenha sido premiada com operação diversa nos Prêmios INOVAR da FINEP anteriores.

Somente serão aceitas operações cujo desinvestimento tenha ocorrido há até 02 (dois) anos. É vedada a participação de qualquer operação vencedora nas edições anteriores do Prêmio INOVAR da FINEP na categoria “Operação”.

É vedada a participação na categoria “Gestor do Ano” das firmas gestoras que tenham sido vencedoras do Prêmio INOVAR da FINEP em 2013, nas categorias “Governança” ou “Equipe”.

4. Inscrições

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 18 de dezembro de 2014 até 18:00 (horário de Brasília) do dia 12 de Março de 2015. É condição incontestável para participação o preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no link. É vedado o envio de anexos ou qualquer outro tipo de material complementar, com exceção da categoria “Gestor do Ano”, que aceitará documentação enviada como anexo, como descrito no respectivo formulário.


5. Etapas e Julgamento 

A ABVCAP efetuará a pré-qualificação de todas as propostas inscritas, em caráter eliminatório. Nesta etapa, será verificado objetivamente se as condições de participação descritas neste regulamento foram todas atendidas. As firmas gestoras que não cumprirem as exigências impostas neste regulamento serão automaticamente desclassificadas. O Comitê de jurados poderá solicitar informações adicionais aos inscritos caso julgue necessário.

As propostas pré-qualificadas serão avaliadas, de acordo com os critérios constantes na seção 6 deste regulamento, por comitês de jurados compostos por especialistas representantes de até 20 instituições investidoras, até 10 do empresariado e até 5 de experts setoriais, escolhidos pela ABVCAP. 

Os membros das comissões julgadoras deverão firmar um termo de compromisso de sigilo sobre as informações às quais tiverem acesso durante todo o processo de julgamento do Prêmio.


6. Critérios de Avaliação

As propostas submetidas serão avaliadas de acordo com os critérios elencados no quadro abaixo. Para cada critério serão dadas notas de 1 (um) a 4 (quatro), representativas da opinião dos jurados sobre os critérios de avaliação, de acordo com a escala de aprovação abaixo:

Nota 1: fraco
Nota 2: regular
Nota 3: bom
Nota 4: excelente

As notas de cada critério não admitem fracionamentos em casas decimais.

A nota final de cada firma gestora e de cada operação será a média aritmética simples dos critérios respectivos, expressa com 02 (duas) casas decimais. 

No caso de empate entre duas ou mais propostas finalistas, o desempate dar-se-á pela pontuação dada a cada um dos critérios, na ordem apresentada no quadro abaixo.  Persistindo o empate, a comissão julgadora decidirá o resultado final. 
A divulgação do resultado e a cerimônia de premiação ocorrerão durante o Congresso da ABVCAP de 2015.
 Categoria  Critério
 Gestor do Ano Critério I – Capacidade de entregar os objetivos do fundo
 Critério II – Relacionamento com empresas investidas
 Critério III – Relacionamento com investidores
 Operação Critério I – Características e rentabilidade da operação.
 Critério II – Estratégia de geração de valor utilizada pela gestora durante todo o ciclo do investimento (prospecção, investimento, desenvolvimento e alienação)
 Critério III – Caráter inovador e de sustentabilidade ambiental e social da empresa e/ou de seus produtos e serviços

Segue abaixo a descrição detalhada dos critérios:

Categoria “Gestor do Ano”:

Critério I – Capacidade de entregar a tese do fundo
Descreva como a atuação do gestor e sua equipe criou valor para as empresas e investidores, nos últimos 02 anos, enquanto mantinha-se a aderência à tese de investimento do fundo.
Descreva os trabalhos em equipe nos quais as competências complementares levaram ao sucesso da gestão. 
Detalhe as políticas e incentivos para alinhar o interesse da equipe do fundo.

Critério II – Relacionamento com empresas investidas
Como é a atuação do gestor e sua equipe nas empresas investidas quanto ao acompanhamento do plano de negócios, à gestão da informação e à participação de membros indicados pelo gestor no Conselho de Administração e em outros foros?
Quais os mecanismos utilizados para estabelecer o alinhamento de interesses entre o fundo e as empresas, e disciplinar a atuação da direção das investidas quanto às boas práticas legais, fiscais, ambientais e sociais?
Cite um exemplo de que forma o apoio do gestor e sua equipe foram decisivos na implantação de melhores práticas de governança corporativa nas empresas, detalhando suas atuações e os resultados obtidos.

Critério III – Relacionamento com investidores
Como é a função de Relação com Investidor na sua firma, e quais são os canais de comunicação existentes (características e estruturas) e o modelo de acesso dos investidores à informação? 
Qual é a política de apresentação de informações do fundo, tipo e periodicidade, prazo de atendimento, materiais obrigatórios e adicionais? Informe ainda o tratamento para as demais informações solicitadas por quotistas, previstas ou não em regulamento.
Apresente um exemplo de como sua firma comunicou determinado fato relevante a seus investidores, incluindo tempo decorrido entre o fato e a comunicação, material utilizado e resultados da ação.

Categoria “Operação”:

Critério I – Características e rentabilidade da operação
Apresente a memória de cálculo da TIR líquida da operação a partir da data de desembolso do fundo para a empresa.
Descreva outras características financeiras relevantes da operação.

Critério II – Estratégia de geração de valor utilizada pela gestora durante todo o ciclo do investimento (prospecção, investimento, desenvolvimento e alienação)
Explicitar como ocorreu a originação da oportunidade, citando eventuais parcerias ou contratação de assessorias, qual foi a metodologia de análise utilizada e o processo de negociação.
Descreva em que momentos a atuação da firma gestora foi fundamental para a estruturação e desenvolvimento da empresa, exemplificando.
Descreva como ocorreu o desinvestimento, considerando se a saída realizada deu-se de acordo com a estratégia esperada, que obstáculos foram superados no processo e quais as lições aprendidas.

Critério III – Caráter inovador e de sustentabilidade ambiental e social da empresa e/ou de seus produtos e serviços
Quais são os aspectos inovadores dos produtos e serviços e/ou da empresa que foi investida pelo fundo?
Como a inovação criou diferencial para a empresa em relação aos concorrentes e como contribuiu para sua indústria, para sua região e para a competitividade nacional?
Qual o tratamento dado pela empresa quanto aos aspectos ambientais, sociais e de governança, e como eles foram impactados positivamente pela gestão do fundo?


7. Premiação

- Gestor do Ano - R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais)
- Operação - R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais)

Observação: Poderá haver incidência de imposto de renda na fonte sobre as premiações, conforme a legislação vigente.


8. Considerações Finais

Todos os prazos deste regulamento serão contados a partir do último dia de inscrição do Prêmio, a saber, dia 11 de fevereiro de 2014.

Serão automaticamente desclassificadas as empresas que não apresentem regularidade fiscal perante a União, tanto no período de julgamento das propostas, quanto do recebimento do Prêmio;

Os casos omissos serão resolvidos pela ABVCAP.

Mais informações: (21) 3970-2432 - abvcap@abvcap.com.br

Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-060 | Telefone +55 11 3106-5025