[InoVC] Abertas inscrições para programa de empreendedorismo da Campus Party Brasil Adicionado em 25/11/2017

Já estão abertas as inscrições para empreendedores interessados em participar da 5ª edição do programa Startup & Makers, que ocorrerá dentro da 11ª Campus Party Brasil. O evento acontece entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018, no Pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. Interessados devem realizar a inscrição até o dia 03 de dezembro.

Nesta próxima edição o programa contará com 80 startups Early Stage - projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento -, 80 na categoria Growth Stage – startups avançadas, com uma equipe robusta e desenvolvida, produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, que já possuam faturamento – e um grupo de makers - entusiastas e hobbyistas que são capazes de criar, construir, modificar ou fabricar objetos e/ou projetos, com ou sem o uso de tecnologia, englobando diversas áreas como internet das coisas, fabricação digital, eletrônica, software, robótica, games e impressão 3D. Todas ficarão na área Open Campus, que é gratuita e aberta ao público, entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

“O Startup & Makers é um programa criado em 2011 e que já ajudou mais de 1000 empresas embrionárias no país. Não se trata apenas de oferecer aos jovens empreendedores um espaço de exposição, mas sim uma oportunidade para trocarem contatos e conhecimentos, fazerem networking, participarem de mentorias e quem sabe encontrarem investidores, incubadoras e aceleradoras que costumam visitar a área atrás de potenciais novos negócios”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Alessandro Machado, sócio da Cedro Capital, é um exemplo de investidor que está sempre atento às oportunidades que surgem na Campus Party. “A Campus Party é um evento que nos oferece a oportunidade de encontrar startups interessantes e que nos interessam como potenciais empresas para fazermos futuros investimentos. Gosto muito de visitar a área de Startup & Makers para olhar os negócios em exposição, escutar dos empreendedores a ideia, ver o que tem de novo e analisar o que se torna aderente ao fundo de investimentos que criamos na Cedro e que busca startups com o perfil das que são encontradas na Campus”, afirma Machado.

Entre as milhares de startups que já participaram e atraíram recursos de investidores que conheceram na Campus está a Cuboz, uma rede social na qual usuários e empresas podem criar grupos de estudos sobre determinados assuntos e interagir em tempo real sobre eles, compartilhando conhecimento e debatendo. Fundada em 2015 por Paola Oliveira Cicarelli e Beno Netto, o site já conta com mais de 15 mil usuários de mais de 15 países, tem versões em inglês e espanhol. Para os empresários, a participação da Cuboz no programa Startup & Makers da Campus Party em 2016 e 2017 foi de fundamental importância por conta do networking proporcionado pelo programa, que indiretamente impactou o negócio. “Desde o S&M tivemos um crescimento de 200%. Conhecemos a equipe da escola de negócios do Sebrae durante nossa participação no S&M e eles nos apresentaram o Inovativa Brasil, um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores realizado pelo Governo Federal. Fomos selecionados e participamos do processo de aceleração. Fomos selecionados e estamos participando também do Seed, um processo de aceleração do Governo de Minas Gerais, que escolheu apenas 40 de mais de 1200 startups inscritas para receber investimento, apoio e aceleração.”, conta Paola. “Além disso fizemos muitos contatos com outros empreendedores, investidores, clientes e pessoas do mercado de educação que procuram soluções tecnológicas com as quais estamos fazendo boas parceiras”, completa.

Seleção – Após o período de inscrições, os projetos passarão por um comitê de seleção, que levará em consideração na escolha das startups classificadas os seguintes critérios: maturidade (engloba fatores como curiosidade, ideação, operação e tração), modelo de negócios (clareza da proposta de valor, tamanho do mercado e escalabilidade da solução), equipe (experiência profissional no setor onde a startup atua, conquistas realizadas e dedicação exclusiva), inovação (grau de novidade da solução, probabilidade de se tornar um produto viável e diferenciação em relação a potenciais concorrentes). Já no caso dos projetos da categoria makers, serão considerados quesitos como detalhamento e clareza da proposta apresentada, sinergia com as temáticas da Campus Party Brasil e a cultura maker, originalidade, criatividade e interatividade com tecnologia e inovação, e impacto social. Por dentro do assunto: Conheça com a ContaAzul os principais tipos de startup e identifique a sua Patrocinado

A divulgação final dos selecionados será feita através das mídias da Campus Party no dia no dia 09 de dezembro 2017.

Fonte: Administradores