Esqueceu sua senha?

Panorama Empreendedor

Agregar recursos e conhecimentos, visando o crescimento acelerado e a sustentabilidade da empresa. Com este objetivo, companhias de diversos portes e dos mais variados setores vem buscando investimento via private equity, venture capital e seed capital para alavancar os seus negócios. A vantagem da entrada destes fundos na empresa advém da elevada experiência dos investidores, aliada a participação direta na gestao, permitindo maximizar o valor da empresa.

Através do VC/PE, pequenas e médias empresas que pretendem transformar-se em grandes companhias, passam a dispor de oportunidades adequadas para financiar o seu crescimento, com apoio para a criação de estruturas adequadas de governança corporativa, foco no crescimento e lucratividade, bem como na sustentabilidade futura do negócio.O investimento em venture capital e private equity é uma alternativa de financiamento de longo prazo em que os riscos do negócio são compartilhados, através da parceria entre gestores e empreendedores para agregar valor à empresa investida. O gestor injeta capital e profissionaliza a companhia para, no momento certo, vender a sua participação com lucro. Os investimentos são realizados via o aporte de capital nas empresas, pela aquisicão de ações ou titulos de dívida conversiveis em ações. Desta forma, os investidores tornam-se acionistas destas empresas e podem participar ativamente da estratégia e orientação dos negócios da companhia.

Os investimentos podem ser feitos em qualquer setor que apresente perspectiva de grande crescimento e rentabilidade a longo prazo, de acordo com o foco de investimentos definido pelos investidores ou fundos.  Enquanto o venture capital está relacionado a empreendimentos em fase inicial, o private equity está ligado a empresas mais maduras, em fase de reestruturação, consolidação e/ou expansão de seus negócios.

O Brasil é um dos líderes mundiais em economias emergentes. O investimento através de fundos de seed e venture capital e private equity representa uma ferramenta capaz de transformar a propriedade intelectual e o espírito empreendedor em riqueza econômica.

Muito além do capital....

A gestão de um fundo de venture capital e private equity: 

- Agrega recursos e conhecimentos, visando o crescimento acelerado e a sustentabilidade da empresa. 

- Profissionaliza a empresa

- Maximiza o valor da empresa (gestores têm elevada experiência e, em geral, atuam na administração)

- Aplica as mais importantes práticas de governança corporativa aprimorando a qualidade da gestão

- Aumenta a credibilidade e melhora a imagem institucional da empresa.

- Proporciona sustentabilidade futura do negócio

- Abre as portas para um relacionamento qualificado no mercado em que a empresa atua

- Transforma a empresa, tornando-a competitiva e pronta para enfrentar o mercado global.


Antes de buscar recursos de capital empreendedor, você deve se perguntar:

  • Tenho ambição de promover um crescimento elevado na minha empresa?
  • Estou disposto a vender uma parte da minha empresa para um investidor, tornando-o sócio do meu negócio?


Para obter qualquer tipo de capital, é preciso planejamento. Portanto, antes de se apresentar a qualquer fonte de capital empreendedor, você deve:

  • Estruturar um bom plano de negócios
  • Colocar-se no lugar do investidor e criticar o seu negócio
  • Saber de quanto você vai precisar e para que será utilizado
  • Avaliar se há compatibilidade com os novos sócios, testando o relacionamento, os princípios e valores empresariais.
  • Avaliar se está preparado para iniciar as negociações e abrir sua empresa para o controle externo


Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP

A ABVCAP constituiu o  Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente,  que assessora o Conselho Deliberativo nas iniciativas necessárias ao aprimoramento do marco regulamentar. O Comitê é coodenado por Robert Binder, Sócio-Diretor da Antera Gestão de Recursos. 

O objetivo do Comitê de Empreendedorismo, Capital Semente e Inovação é fomentar a capitalização de iniciativas empreendedoras, em conformidade com as práticas de governança corporativa, promovendo a sinergia desses empreendimentos com o segmento de venture capital. A agenda do Comitê inclui, dentre outros temas, a proposição e coordenação de iniciativas da ABVCAP em prol da atração de investimentos para esses segmentos, a divulgação de oportunidades aos nossos membros, o estreitamento do relacionamento com todos os órgãos e entidades envolvidos no fomento ao empreendedorismo, capital semente e inovação. 

Ressaltamos que, nos últimos anos, a ABVCAP vem abrigando, em seu Congresso Anual, o Venture Fórum, importante iniciativa assumida pela ABVCAP, a partir de 2011.


Links úteis:


Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-907 | Telefone +55 11 3106-5025