Esqueceu sua senha?

Notícias do Setor

Performa Investimento terá fundo dedicado a Impact Investing Adicionado em 15/05/2017
 
Na última quarta feira, 10 de maio, a Performa Investimentos promoveu um encontro sobre Investimento de Impacto para cerca de 50 participantes.   Durante o evento, foi anunciado que a CAPRIA, rede global de investimentos de impacto, pretende investir entre USD 5-7 milhões no terceiro fundo de venture capital da Performa Investimentos. O fundo terá foco em Impacto social e ambiental no Brasil e direcionado principalmente para as séries B e C.

Estiveram presentes no evento: Elie Horn, fundador da Cyrela, e talvez o maior filantropo no Brasil atualmente; Henrique Martins, especialista sênior em Impact Investing  do BID; Tatiana Assali, representante do PRI na América do Sul, organismo ao qual aderem mais de 1.700 instituições globais que se comprometem com os seis princípios que norteiam os chamados Investimentos Responsáveis (Responsible Investments) e Will Poole, fundador da CAPRIA.

No encontro foram debatidas questões como: o que representa impacto e o que não representa, como medir esse impacto além do retorno financeiro, existe ou não conflito entre objetivos financeiros e objetivos de impacto, entre outras discussões relevantes tanto na esfera global como local.

O interesse por Investimentos de Impacto vem crescendo de maneira significativa nos últimos anos. A estimativa do Banco JP Morgan e que esse mercado atinja um total de USD 1 trilhão em investimentos no mundo ate 2020. Grandes grupos financeiros como Goldman Sachs, TPG – que montou um fundo de USD 1 bilhão para investimentos nesse sentido – , Black Rock e AXA têm abraçado Impact Investing nos últimos anos devido o grande interesse dos seus clientes globais, ao mesmo tempo em que fundações como a Ford e a Kellogg Foundation fazem o mesmo pelo lado institucional. 

“O conceito de investimento de impacto pode ser considerado aquele investimento que está relacionado a algum propósito, valor, missão ou objetivo de trazer efeitos positivos para sociedade, além do retorno financeiro. Pode incluir desde a filantropia, a investimentos que aceitam retornos menores (por exemplo, apenas a devolução do principal, ou uma taxa de retorno abaixo de mercado, em troca do benefício social ou ambiental gerado), ou os investimentos que buscam a maximização do retorno em primeiro lugar, porém em projetos que tem alto impacto social e ambiental, ou seja, um ano exclui o outro: e possível ter alto retorno financeiro e ao mesmo tempo alto impacto social e ambiental, por exemplo”, explicou Eduardo Grytz, fundador da Performa Investimentos.

O impacto social pode significar maior acesso à saúde ou educação pela população de rendas média e baixa, criação de mais empregos no mercado, entre outros índices. Já quando falamos em impacto ambiental estamos nos referindo ao uso de matérias primas menos poluentes, a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, química e combustíveis verdes, eficiência na geração e uso de energia, entre outros temas similares.

Fonte: Performa Investimentos


Comentários


Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-907 | Telefone +55 11 3106-5025