Congresso ABVCAP 2015: os 15 anos da ABVCAP Adicionado em 07/04/2015

Entidade comemora o amadurecimento da indústria durante o Congresso ABVCAP 2015

Rio de Janeiro, 07 de abril de 2015 Ao final do primeiro dia do Congresso ABVCAP 2015, ex-presidentes da Associação, mediados pelo atual presidente da associação Fernando Cezar Dantas Borges, deram depoimentos sobre a evolução da indústria de Private Equity, Seed e Venture Capital.

O primeiro a falar foi Roberto Hesketh, que comandou a ABVCAP entre 2000 e 2004, repassou o período embrionário com a então ABCR (Associação Brasileira de Capital de Risco). Ele explicou que os investimentos no mercado de capitais no Brasil se estabeleceram nos anos 90, com o advento da internet. Hesketh, que também é diretor da Multicapital do Brasil, relembrou que o cenário de privatizações da década aumentou o número de investimentos no país, no mercado que era, até então, decadente. Citando os 40 anos de fundação da Microsoft, ressaltou que a inovação tecnológica deve ser alimentada.

Em seguida, Álvaro Gonçalves, presidente de 2004 a 2006 e atual conselheiro consultivo e sócio do Grupo Stratus, foi questionado pelo mediador sobre o modelo da ABVCAP, que reúne gestores e investidores. Ele esclarece que o alinhamento de ideias coloca essa pluralidade “do mesmo lado da mesa” e que seria difícil viabilizar a associação com somente um foco.
Marcus Regueira, presidente de 2006 a 2008 e atual conselheiro consultivo e sócio-fundador FIR Capital, contou que, em sua gestão, priorizou a internacionalização. Em viagens pelo mundo, questionou-se por que países como China e Índia captavam recursos e o Brasil não. Demonstrando orgulho em ter participado dessa etapa, transformou o relacionamento de investimentos de longo prazo em algo global.

Luiz Eugenio Figueiredo, presidente de 2008 a 2010, hoje vice-presidente da ABVCAP e Head de Investimentos Alternativos do BNP Paribas Asset Management Brasil, acredita que, “nos últimos anos, o mercado tem se mostrado maduro e consistente e que, mesmo diante do cenário atual, haverá um grande crescimento”.

Sidney Chameh, presidente de 2010 a 2012 e atual conselheiro consultivo e sócio-fundados DGF Investimentos, foi outro que falou de colaboração e acredita que o Brasil continuará crescendo, apesar do que dizem os pessimistas. Disse, ainda, que renova suas esperanças mesmo depois de 30 anos de mercado profissional.

O último ex-presidente a falar foi Clovis Meurer (2012 a 2014) .Questionado sobre o modelo de governança adotado pela ABVCAP, o atual vice-presidente ABVCAP e diretor superintendente e sócio CRP – Companhia de Participações, demonstrou que o modelo funciona e agradeceu por todo o apoio recebido pela associação em sua história.

O presidente Fernando Borges finalizou que a ABVCAP terá um bom ano, com investimentos favoráveis.

Depois da palestra, o Congresso prestou homenagem a Roberto Teixeira da Costa, primeiro presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que discursou estar muito feliz de rever a trajetória da ABVCAP, destacando a importância do empreendedorismo no Brasil.

Também foi entregue o Prêmio Imprensa ABVCAP FINEP, entregue à jornalista Bruna Maia. Ela foi premiada pela matéria “A quatro mãos”, publicada na revista Capital Aberto.

Sobre o Congresso ABVCAP
Organizado pela Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital, o evento acontece no Rio de Janeiro, nos dias 07 e 08 de abril, e é reconhecido como o maior encontro do setor de participações na América Latina. Reunindo players nacionais e internacionais da indústria de PE&VC e abrindo as comemorações dos 15 anos da entidade e a consolidação do setor, o evento trará discussões sobre o atual cenários desse setor, e vai mostrar que a indústria de participações está otimista em relação aos investimentos de longo prazo no Brasil devido a crescente ascensão da classe média e ao grande mercado consumidor.

O Congresso da ABVCAP conta com o patrocínio do BNDES, CVC, FINEP, KPMG, BM&FBOVESPA, Guernsey, EY, Merrill Data Site, Diligent, Bank of America Merrill Lynch, CAF, Deloitte, PWC, SEBRAE; Bradesco BBI, Mattos Filho Advogados, Pinheiro Neto Advogados e SP Capital IQ, além da parceria institucional da ABDI, Apex-Brasil e BID/Fumin.

Sobre a ABVCAP
A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital é uma entidade sem fins lucrativos em atividade desde o ano 2000 que visa o desenvolvimento da atividade de investimento de longo prazo no País, nas modalidades abrangidas pelos conceitos de private equity, venture e seed capital.

Como entidade representativa da indústria de capital empreendedor, a ABVCAP defende os interesses dos integrantes da indústria junto a instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em busca de políticas públicas cada vez mais favoráveis ao fomento desses investimentos no País.

Informações à Imprensa:
Advice Comunicação Corporativa