Números de 2023 apontam para recuperação lenta do venture capital e do private equity Adicionado em 18/09/2023

Entre abril e junho, os aportes de venture capital no Brasil chegaram a R$ 1,58 bilhão, dividido entre 72 empresas. Só nos últimos dois meses, R$ 1,08 bilhão foi investido em 41 operações. O valor total de aportes de VC até agosto de 2023 foi de R$ 4,2 bilhões. Os setores que receberam mais investimentos foram TI (52,36 %), Serviços Financeiros (16,75%) e Saúde (9,95%). As informações são de pesquisa realizada pelo TTR Data e apresentada em primeira mão na manhã de hoje, durante o Congresso ABVCAP 2023, no hotel Unique, em São Paulo.

O levantamento também trouxe os números do private equity no país: foram R$ 2,56 bilhões investidos nos últimos dois meses, em cinco operações. No segundo trimestre consolidado, o valor foi de R$ 4,8 bilhões em 17 investidas. Na soma dos oito primeiros meses de 2023, os investimentos em Private Equity somam R$ 11,4 bilhões.

Para Priscila Rodrigues, managing partner do Crescera Capital e presidente da ABVCAP, que abriu o Congresso, os números dos últimos dois meses confirmam a tendência de crescimento do segundo trimestre de 2023. “Nós estávamos esperando os dados desses últimos meses para vermos se realmente a curva de recuperação se manteria. O que percebemos é que essa retomada está se consolidando, se olharmos apenas para o último bimestre", disse a executiva. Na opinião de Priscila, os resultados foram reflexo do controle maior da inflação, da aprovação do arcabouço fiscal e de um clima favorável à aprovação da reforma tributária.

"Embora esse terceiro trimestre ainda esteja um pouco morno, vejo bons sinais de recuperação", afirmou Fernando Borges, partner da SPX Capital. "Estamos saindo daquele momento de estagnação provocado pelo cenário macro global, e do nervosismo gerado pelas eleições", disse o investidor. "Com a queda da inflação e o início das reformas no Brasil, o humor do mercado está melhor. É um bom momento para fusões e aquisições."

A recuperação do venture capital, porém, deve ser mais lenta, na opinião de Henrique Muramoto, do escritório brasileiro da Warburg Pincus. "A tecnologia viveu um momento de exuberância entre 2020 e 2021. Depois, em 2022, veio a queda, com a escassez de capital. Agora, começo a sentir o mercado melhorando - um dos fatores que contribui para isso é o avanço da infraestrutura digital, com a consolidação do PIX e da banda larga. Mas ainda vai demorar um pouco para os resultados aparecerem."

Fonte: Época Negócios