Prazo para seleção de gestora do Fundo Soberano termina nesta sexta 16 Adicionado em 13/07/2021

A vencedora terá fatia de R$ 250 milhões do fundo estadual para investir em empresas locais

Termina na próxima sexta-feira (16), a chamada pública para recebimento das propostas de seleção de empresa gestora para o Fundo de Investimento em Participação (FIP), vinculado ao Fundo Soberano. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é quem coordena o processo de escolha, que estruturará o fundo exclusivo, o FIP Funses 01.

Os interessados podem acessar o edital no site do banco capixaba, que disponibilizou também o roteiro e os modelos para a elaboração da proposta. A gestora de venture capital selecionada administrará um fundo de investimento, constituído exclusivamente com os recursos do Fundo Soberano (Funses). Esse fundo será um dos maiores da categoria venture capital da atualidade no País, com aporte inicial de R$ 250 milhões.

Para o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, o destaque do processo é a autonomia da gestora. “O FIP Funses 01 é um fundo impessoal, administrado por uma gestora com escritório no Estado de forma absolutamente independente, visando aumentar a competitividade local pela inovação, sem perder de vista a rentabilidade dos recursos aplicados”, explica Munir.

A gestora selecionada terá papel importante em todo o processo, sendo responsável pela análise das empresas, valoração, negociação, investimento, aceleração e desinvestimento. Via de regra, após a análise, negociação e diligências, o Fundo adquire um percentual de suas ações, ou seja, o FIP prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, na qual a empresa gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

O Fundo, como acionista, traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa. Assim, com o tempo, a empresa ganha expertise e resultados.

“Gestoras de várias partes do Brasil se interessaram pela possibilidade de aturarem no ES e preparam suas propostas para serem entregues ao Bandes, que iniciará o processo para avaliação e classificação. Até seis propostas serão classificadas para a etapa de ‘pitch’, em setembro, de forma presencial”, destaca o gerente de Participações e Investimentos do Bandes e responsável pela condução do processo seletivo, Wagner Rubim Rangel.

Informações sobre o edital de seleção:

Fonte: Bandes