INSIGHTS | 4° Dia ABVCAP Experience Adicionado em 30/11/2021

KEYNOTE | MARTÍN ESCOBARI

MARTÍN ESCOBARI - Co-President, Managing Director and Head of General Atlantic, abriu o último dia do evento destacando que o Brasil tem muito problema e que os investidores como ele buscam por empresários que estão visando solucionar esses problemas. Segundo ele, o país é uma escola para aprender sobre risco e a conviver com incertezas, além disso, a velocidade das coisas aqui é 3 vezes mais rápida e a concorrência é 5 vezes maior do que no restante do mundo. O executivo destacou que há muita incerteza jurídica no mercado, com regras ambíguas, que aterrorizam alguns investidores – “nesse quesito o Brasil ganha o prêmio de pior do mundo”, disse ele. Em contrapartida, o executivo destacou que o Brasil é um dos únicos países do mundo em que há um sistema colaborativo muito bom entre concorrentes, o que ajuda a desenvolver o mercado.

PAINEL | SETOR EM FOCO: SAÚDE

Romeu Cortes Domingues, Presidente executivo do Conselho de Administração da DASA, fez uma apresentação destacando a importância da tecnologia no universo médico-hospitalar. Segundo o executivo, foram criadas quase 1000 helth techs nos últimos 5 anos. André Calumby, Sócio na área de societário e M&A no Lefosse Advogados, foi o moderador da conversa sobre o mercado de saúde.

Priscila Rodrigues, Managing Partner da Crescera e Conselheira da ABVCAP, contou um pouco sobre como a tecnologia de inteligência artificial tem ajudado a gerir o estado clínico dos pacientes. Segundo Priscila, “é possível diminuir a inflação médica utilizando a tecnologia para fazer controle de processos, gastos e informação.

André Florence, Founder and CEO da Alice, disse que depois de uma experiência frustrante como paciente decidiu fundar Alice, que visa dar um atendimento primário de melhor qualidade, visando tornar o mundo mais saudável. O executivo destacou que trata 85% dos casos online, além de fazer um acompanhamento periódico com o paciente posteriormente.

Renato Velloso, CEO do Dr. Consulta, disse que o uso da tecnologia tem ajudado a aumentar a capacidade de atendimento da empresa. O executivo também destacou que uma das grandes lutas do mercado é o engajamento do paciente, e pontuou que tem tido resultados por meio da troca de informação simples com o paciente pós-consulta.

PAINEL 9 | SETOR EM FOCO: FINTECHS

Fabricio Fortuna, sócio-administrador do Cepeda Advogados, foi o moderador da conversa sobre as Fintechs. Guilherme Horn, Diretor de Estratégia e Inovação do Banco BV, abriu a conversa fazendo um histórico da evolução das agências bancárias nos últimos 100 anos – Agências físicas foram automatizadas e, mais recentemente, a digitalização vem acabando com o número de desbancarizados. Segundo o executivo, as fintechs estão atingindo um grau interessante de maturidade, com grande parte já atingindo patamares muito interessantes para os Private Equities. Ele destacou que estamos na fase do surgimento de novos serviços integrados e players Over the top.

Marciano Testa, CEO e fundador do AGIBANK, disse estar atento ao envelhecimento da população para entendermos como se dará a relação desse público com o sistema bancário. Segundo ele, existe muita oportunidade no Brasil, mas há muitas arbitragens e problemas que podem ser solucionados com a tecnologia e a ajuda do governo.

Renato Ejnisman, CEO do Next, destacou que o cliente digital hoje tem mais de 1 uma conta aberta, porém usa 1 delas como principal. O executivo apontou que a briga agora vai ser pra conseguir ser a conta principal desse cliente, atraindo-o com as melhores soluções e serviços.

PAINEL 10 | SETOR EM FOCO: AGRONEGÓCIO

Carlos Amato, vice-presidente do Itaú BBA, apresentou pesquisa sobre o agronegócio, em que destacou que o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos globalmente. Segundo ele, nos próximos anos devemos ver muitas empresas do setor se profissionalizando e vindo a mercado. Além disso, apontou as mudanças que as muitas empresas familiares têm vivenciado, um processo de mudança da geração familiar – com mais educação, tecnologia e customização, visando agregar valor. Pedro Garcia, Managing Director no Itaú BBA e Co-Head do banco de investimentos no Brasil, foi o moderador.

Sebastian Popik, Fundador e sócio-gerente da Aqua Capital, apontou que as empresas estão chegando um pouco mais caras a mercado e isso se deve a chegada da tecnologia no mercado, que o deixou mais homogêneo. Ele destacou que a mudança climática vai impactar significativamente o mercado nos próximos anos. Ele disse que o Brasil tem um complexo vira-lata e que, com isso, torna-se difícil internacionalizar empresas agro brasileiras.

Francisco Jardim, Co-fundador e sócio-diretor da SP Ventures, disse que o mercado agro vem se digitalizando rapidamente nos últimos 2 anos. Ele também destacou o Brasil como “a Arábia Saudita do carbono” e apontou que, por isso, temos que fazer parte da solução. Boa parte do dinheiro ESG está indo para outras economias e precisamos ser protagonistas. Segundo ele, o país deveria estar liderando uma grande transformação planetária no agro, pois tem potencial para isso.

Renato Ramalho, Fundador da KPTL, reforçou que ser um “banco de carbono global” é uma imensa oportunidade. Ele apontou que o setor tem muitas vantagens, sendo a principal o clima, que PROPORCIONA de 2-3 safras por ano. Ele destacou que chegam até ele dezenas de oportunidades de investimento diariamente e que o setor tem elevado os valuations com preços premium logo de início.

PAINEL 11 | CENÁRIO POLÍTICO O QUE ESPERAR DE 2022?

Murillo de Aragão, CEO e Chairman da Arko Advice, encerrou o evento deste ano comentando sobre as eleições de 2022. O executivo destacou que vivemos um ciclo de indefinições e indecisões. Segundo ele, ainda existe um descompasso do que o mercado quer e o que o governo entrega e apontou que o foco do governo é a reeleição, com isso, todo o resto deixa de ser prioridade - inclusive o teto de gastos. Aragão apontou que o Brasil é muito bom, mas que é pior do que poderia ser. Segundo ele, poderíamos estar e  uma situação melhor se tivéssemos um sistema de mais incentivo aos investimentos.

Fonte: abvcap