Investimentos em VC superam PE pela primeira vez, em R$ 1,2 bi Adicionado em 18/11/2020

Os investimentos na indústria de Venture Capital (VC) superaram o volume aportado em empresas pelos fundos de Private Equity (PE) pela primeira vez na história. Segundo o último levantamento feito pela KPMG e ABVCAP, os investimentos em VC nos primeiros seis meses do ano somaram R$ 5,7 bilhões, ante R$ 4,5 bilhões em PE.

O resultado inédito é explicado pelo amadurecimento do ecossistema de startups no Brasil, que despertou um maior apetite de investidores em um ambiente de forte procura por diversificação de aplicações financeiras.

“Mesmo em um trimestre (segundo) que a economia mundial foi muito afetada pelos efeitos da pandemia da covid-19, a atividade na indústria de PE e VC atingiu patamares relevantes, mostrando toda a sua força e resiliência”, destaca, no estudo, KPMG e ABVCAP.

Em busca de diversificação, o investimento médio por empresa de VC subiu 45% no segundo trimestre, para R$ 84 milhões. Em contrapartida, os aportes médios em companhias de PE caíram 50%, para R$ 91 milhões.

Na análise setorial, e somando VC e PE, atraíram mais investimentos empresas de tecnologia e de  informação (19%), serviços financeiros, e os segmentos de saúde e farmácia (com 17% cada).