2O ANOS ABVCAP | Depoimentos dos ex-Presidentes Adicionado em 03/07/2020

Roberto Hesketh | ex-Presidente de 2000 a 2004 e membro do Conselho Consultivo da ABVCAP

De uma semente plantada na virada do milênio com o esforço de um pequeno grupo, é com grande satisfação e entusiasmo que vejo a ABVCAP comemorar sua trajetória de duas décadas com uma sólida contribuição para a formação do setor de Venture Capital e Private Equity no Brasil.

Foi uma corrida em equipe com revezamento e passagens de bastão que tive o privilégio de iniciar com a ajuda de Robert Binder, que atuou com empenho por 4 anos como diretor executivo da Associação reunindo  a colaboração dos associados, cujo número cresceu rapidamente e ajudaram a consolidar um processo construtivo junto aos reguladores do mercado financeiro e todos os demais atores interessados no desenvolvimento do  setor.

Abre-se agora uma terceira década, com novos desafios de investimentos em infraestrutura e demanda de tecnologias avançadas com prognósticos de importantes conquistas a serem alcançadas por empreendedores e investidores que poderão contar com o apoio da ABVCAP e seus associados para novos horizontes.

Parabéns ABVCAP, e um brinde a todos os colaboradores do passado e atuais responsáveis pelo seu sucesso contínuo.

Marcus Regueira | ex-Presidente de 2006 a 2008 e membro Consultivo da ABVCAP. Sócio fundador da FIR CAPITAL

Especialmente, em épocas de crise como esta do COVID-19, a importância do legado desses 20 anos da ABVCAP é incontestável. Empreendedorismo, inovação, gestão, capital inteligente e responsável, governança, transparência são temas reconhecidos e praticados, pré-requisitos do sucesso empresarial, graças à competência eficaz da ABVCAP na educação e promoção do Venture Capital e do Private Equity brasileiros.

Luiz Eugenio Figueiredo | ex-Presidente de 2008 a 2010 e membro dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da ABVCAP. Sócio fundador da AIA Capital

O Private Equity & Venture Capital me permitiu viver as últimas duas décadas de forma muito intensa, com muitos desafios e realizações. Tive o prazer de acompanhar de perto e de contribuir, em alguma extensão, com a criação e o desenvolvimento de muitos negócios. Tive também o prazer de participar da consolidação da ABVCAP, entidade que representa todos os agentes envolvidos na indústria Brasileira de Private Equity & Venture Capital, liderando o esforço para aumentar o investimento produtivo na economia real de nosso país.

Histórias pessoais de milhares de empreendedores e histórias empresariais de milhares de companhias, pequenas, médias e grandes, de nosso país são hoje realidade e sucesso graças ao Private Equity & Venture Capital.

Trabalhar com uma visão de longo prazo, com muita persistência e disciplina, e aportar nas empresas apoiadas não somente capital, mas também e principalmente estratégia, relacionamentos, processos, etc, faz com que o Private Equity & Venture Capital brinde nosso país com empresas sustentáveis, financeiramente sólidas e atuando com elevados padrões sócio-ambientais e de governança corporativa.

Sidney Chameh | ex-presidente de 2010 a 2012 e membro do Conselho Consultivo da ABVCAP. Fundador do DGF Investimentos

O plano Real, pedra fundamental da estabilização da moeda brasileira, completou 26 anos, um marco no avanço da economia real, início da normalização monetária do Brasil e diminuição da especulativa ciranda financeira. ABVCAP faz 20 anos! Parabéns, grande estímulo ao capital de investimento produtivo, ao capital empreendedor, ao capital que destrava emprego/renda/divisa fiscal, itens que somados levam ao crescimento econômico sustentável de longo prazo.

Nesse ano que teria uma grande comemoração pelos 20 anos, uma pandemia mundial, um evento sem precedente histórico, fez com que não houvesse a comemoração presencial, mas, ressaltou a importância do capital que estimula várias novas empresas a contribuírem na busca da superação da pandemia, todas elas “suportadas” por fundos de participações, as VC-backed companies.

Tive a honra de participar da fundação em 2000, e depois presidir entre 2010/12, a associação, e tive a “sorte” de contar com um efeito de crescimento de PIB em 2010 relevante, em que o PIB foi maior que a inflação do ano. Talvez em 2021 haja a 1ª repetição dessa combinação que estimula negócios. Todavia, a ressaca da queda do PIB será grande, muitos empregos perdidos e queda de renda sem precedente, que ressalta a olhos nus a indecente desigualdade brasileira.

O remédio, não a vacina, que está no âmago da ABVCAP, é o investimento produtivo que cria riqueza e propaga as boas práticas, diz “não” à sonegação e a qualquer “jeitinho” que não seja o do esforço e da competência. Uma atividade que inclui todas as raças e crenças e que tem nas mulheres ótimas empreendedoras, cada vez mais apoiadas pelos fundos.

O Brasil é, nesse segmento de capital produtivo, muito mais moderno que em várias áreas. Aqui, o jovem que quebra paradigmas vai encontrar ambiente fértil para desenvolver uma ideia, criar empregos, ganhar dinheiro e solidificar a base de uma sociedade melhor!

Clovis Meurer | ex-Presidente de 2012 a 2014 e membro do Conselho Consultivo da ABVCAP. Diretor Superintendente e Sócio fundador da CRP Companhia de Participações

Parece que foi ontem..... em dependências da Bolsa do Rio, nos escritórios da SOMA, um grupo de pessoas que trabalhava com investimentos em capital, se reuniu e resolveu criar uma ASSOCIAÇÃO dessa indústria. Alguns com alguma experiência do exterior, outros já com investimentos no Brasil via holdings, outros já se valendo das primeiras normas para Fundos da CVM (em 1994, IN 209 dos FMIEE), etc... mas todos confiantes de estarem construindo algo importante e necessário para melhor organizar e motivar a indústria de PE, Seed e Venture Capital no Brasil.

Passados 20 anos, olhamos hoje com orgulho o que foi realizado; a transformação daquele embrião, passando por um período de aprendizado e adolescência, e se tornando uma ABVCAP ainda jovem, mas adulta no seu comprometimento, e de fundamental importância nesta área de investimentos privados no País, na promoção e regulação da indústria, na formação de gestores e administradores e na captação e divulgação junto a entidades e investidores mundo afora.

Como um dos participantes daquela reunião de Fundadores da ABVCAP, membro do Conselho em todas gestões nestes 20 anos, Presidente nos anos 2012/14, deixo de lado todas as dificuldades que passamos e comemoro, com emoção, as vitórias e feitos realizados, agradecendo a todos colegas e amigos que fiz nessa trajetória. E lembrando, com orgulho, o pioneirismo iniciado nos anos 80, na CRP Companhia de Participações, onde até hoje continuamos nesta atividade.

Acredito muito na importância do Private Equity, Seed e Venture Capital para o desenvolvimento do País, aproveitando suas muitas riquezas, seu imenso mercado e a firme coragem de seus empreendedores.

Fazer parte dessa história por si só é imensamente gratificante.

Fernando Borges | ex-presidente de 2014 a 2018 e membro do Conselho Consultivo da ABVCAP. Managing Director e Co-Head, Carlyle South América

Sem querer entregar minha idade, comecei  a trabalhar no mercado brasileiro de private equity em 1995. Ao longo das décadas seguintes, acompanhei de perto a evolução do nosso ecossistema e o impacto dos nossos investimentos na construção da economia brasileira.

Quando assumi a presidência do conselho da ABVCAP, em 2014, herdei um enorme legado dos 14 anos anteriores. Mas uma indústria complexa como a nossa – ainda mais num país complicado como o Brasil – nunca pode parar de evoluir. Na ABVCAP, demos passos importantes para a estabilidade financeira, atraindo patrocinadores e criando os sócios apoiadores.

A internacionalização da indústria de PE e VC foi um passo importante, mostrando que o Brasil é um enorme mercado potencial para as gestoras de fora. Claro, tivemos (e temos) de lutar também com forças contrárias.

Recentemente, todos vimos com enorme preocupação o aumento a insegurança jurídica dos investimentos de PE e VC – o que ameaça, de forma concreta, esta que sabemos ser uma força modernizadora da economia brasileira. O que a indústria fez nesses 20 anos merece ser comemorado: depois, é voltar ao trabalho, pois ainda há muito a fazer.

Fonte: ABVCAP News | Julho 2020