20 ANOS ABVCAP | Depoimento do Presidente Adicionado em 04/07/2020

Piero Minardi | Presidente da ABVCAP de 2018 até os dias de hoje

Coube a mim presidir a ABVCAP num período em que o mercado de Private Equity e Venture Capital parecia extremamente promissor, de 2018 até os dias de hoje.
Tínhamos o cenário perfeito para comemorar as duas décadas de existência da ABVCAP. Em junho deste ano, durante o Congresso Anual da Associação iríamos coroar os esforços de todos os Presidentes que me antecederam e dos fundadores da Associação – que, ao vislumbrarem o potencial que o capital privado poderia ter para promoção da inovação e do desenvolvimento do Brasil, a exemplo do que já vinha ocorrendo nos Estados Unidos,  se  uniram  em 2000 para fundar a ABCR (Associação Brasileira de Capital de Risco), anos depois renomeada para ABVCAP )Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital).

Os números de 2019 bateram todos os recordes históricos: foram aportados R$ 25,6 bilhões em 317 empresas, mais de 200 na modalidade de venture capital.  Nos últimos nove anos foram mais de R$ 142 bilhões investidos em cerca de 1500 empresas de todos os setores que se possa imaginar: saúde, educação, TICs, agronegócio, energia,  óleo e gás, infraestrutura, logística, varejo, indústria, alimentos e bebidas, fintechs,  daria para seguir elencando praticamente todos os setores da economia aqui...
E vale lembrar – o capital estrangeiro tem uma participação crescente a cada ano, superior a 60% em relação ao capital nacional.

De 2009 a 2019,  63% das empresas que abriram capital tiveram investimentos provenientes de fundos de Private Equity e apresentaram um retorno médio de 182% pós-IPO  no mesmo período, em contraposição a 23% de retorno para as empresas não investidas por PE, segundo dados da B3.

Dos 25 unicórnios  da América Latina, 14 são brasileiros. O ecossistema de capital privado nessas duas décadas tornou-se robusto e integrado: redes de anjos, aceleradoras, parques tecnológicos com conexões internacionais, mais de 13.000 startups, co-workings, empreendedores cada vez mais preparados, gestores regionais, nacionais e internacionais, com grande experiência e track record, corporate ventures, family offices, investidores institucionais locais e investidores internacionais com participação ativa.

E, de repente veio a pandemia....um problema sanitário mundial que atingiu em cheio as economias: empresas fechadas, recessão, ampliação do desemprego e do déficit público. O mundo do private equity e venture capital, porém, não parou. Parece clichê, mas muitas empresas brasileiras viram na crise a oportunidade para crescer, se reinventar e se reposicionar; outras foram mais afetadas e estão com dificuldades - de caixa, de crédito, sem clientes. Estamos apoiando todas as empresas de nossas carteiras com as competências das equipes experientes de nossas gestoras para reduzir o prejuízo, o desemprego e para levá-las até o fim da crise, retomando suas trajetórias no  mercado o mais rápido possível.

Às vezes é preciso recuar, tomar fôlego para manter o ritmo. Seguimos em frente, na certeza de que, com o esgotamento dos recursos públicos, o capital privado fará a diferença na retomada do crescimento.  A ABVCAP e seus comitês estão a pleno vapor pensando o futuro, buscando aprimorar regulamentos e legislações para destravar o mais rapidamente possível os investimentos de longo prazo no País, com segurança jurídica, acolhendo todos aqueles que querem investir seriamente em nosso país, apoiar nossos empreendedores, gerando emprego,  renda e divisa fiscal, tão necessários nesse momento. São mais de 210 associados, 30% deles players globais, reunidos em torno de um só objetivo: apoiar o desenvolvimento sustentável das empresas brasileiras.