Esqueceu sua senha?

Notícias ABVCAP

Cerimônia de Abertura do Innovation Summit Brasil Recebe o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Adicionado em 12/08/2019
 
A primeira edição do Innovation Summit Brasil teve início hoje (12) em Florianópolis-SC. Com o objetivo de formular proposições para apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador no país e reunir diferentes agentes para definição de ações voltadas ao fortalecimento da capacidade de inovação e da competitividade econômica, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais até o dia 14 de agosto.

O Innovation Summit é realizado pela Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos (RNAII) – iniciativa inédita de colaboração das grandes entidades fomentadoras do empreendedorismo inovador, em prol de todo o ecossistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação. A rede é composta pela Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação); ABstartup (Associação Brasileira de Startups); Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital); Anjos do Brasil; Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pelo Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia).

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, representando os demais presidentes das instituições que compõem a RNAII, ressaltou a importância do trabalho em conjunto e da conexão entre os atores do ecossistema de inovação do país.

Também participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, a vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, o presidente da Finep, General Barroso Magno, o diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, e o diretor superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Após as boas-vindas das autoridades, teve início a palestra magna do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Em sua fala, ele contou sobre a sua história humilde e o sonho de se tonar astronauta, a passagem pela aeronáutica, e a viagem ao espaço. “Devemos permanecer juntos, passar por dificuldades juntos, com o objetivo de voarmos junto para ter sucesso nessa missão que chamamos de Brasil”, comparou o Ministro. Para ele, competência é sinônimo da junção de conhecimento, habilidade e atitude. “Precisamos sonhar alto”.

Em seguida, a missão do MCTIC, que é baseada em três pilares: produzir conhecimento, para gerar riqueza para o país, e contribuir com a qualidade de vida dos brasileiros.

Dentre outros pontos de atuação do Ministério, o astronauta ressaltou os principais projetos voltados para o empreendedorismo e a inovação, como a Lei do Bem e a Lei de Informática, o Marco Legal das Startups, que, segundo ele, está prestes a entrar em operação, o Plano Nacional de Internet das Coisas, o Programa Cenelha, o Conecta Startup Brasil, etc.

Na ocasião, o Ministro Marcos Pontes também realizou uma breve reunião com as instituições que compõem a RNAII e parabenizou a iniciativa de unir esforços pela inovação.

Fonte: Innovation Summit Brasil 2019


Comentários


Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-060 | Telefone +55 11 3106-5025