Terra fértil para unicórnios Adicionado em 24/07/2019

Os investimentos de fundos de Venture Capital seguem batendo recorde no Brasil. Em 2018, foram registrados aportes dessa modalidade em 122 startups brasileiras, num total de R$ 6 bilhões. Nos três anos anteriores, período no qual foi feito o levantamento, a cifra nunca havia superado R$ 1 bilhão. Os números fazem parte do “Panorama da Indústria Brasileira de Private Equity, Seed e Venture Capital (PE&VC)”, estudo realizado anualmente pela ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) em parceria com a KPMG.

Em 2019, o fôlego está ainda maior. Um bom termômetro é o grande número de reportagens falando sobre o aumento no número de empresas que valem mais de US$ 1 bilhão nos últimos meses. No texto “A corrida do bilhão”, publicada em julho, a ISTOÉ Dinheiro mostrou quais são os atuais unicórnios brasileiros, qual foi a trajetória de cada uma dessas empresas e apresentou os candidatos a se tornarem empresas de valor bilionário.

“Não faltam candidatas a romper a barreira do bilhão. A lista inclui nomes como QuintoAndar, Dr. Consulta, Grow, Creditas, VivaReal, Neoway, Contabilizei, Conta Azul e MaxMilhas, entre outras, em um universo de mais de 10 mil startups no País”, escreve Moacir Drska, autor da reportagem.
Já a revista VEJA ressaltou em reportagem também publicada no início do mês que o nascimento de unicórnios aumenta a visibilidade do ambiente de startups brasileiros e traz investidores ao país. A matéria lembrou que cerca de 70% dos aportes feitos no Brasil vêm de fundos americanos, mas também destacou a atuação do japonês Softbank, que realizou aportes em alguns dos unicórnios brasileiros.

Em outro destaque, a reportagem da VEJA lembrou que a expansão dos unicórnios brasileiros ocorre na contramão do caminhar da economia no Brasil, que vive uma das maiores crises macroeconômicas de sua história.

De fato, enquanto a previsão do PIB vem recebendo diversas revisões para baixo, as boas notícias para a economia ficam à cargo da expectativa para a atração de mais investimentos para as startups brasileiras.