ABVCAP e Apex-Brasil buscam sinergias entre Brasil e Escandinávia em Missão Nórdica Adicionado em 03/05/2017

Entidades partiram do Brasil com delegação de agentes do mercado de VC rumo a Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca

De 2 a 10 de maio, a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizaran uma missão pelos países nórdicos – Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca.

A chamada “Missão Escandinávia” cruzou o atlântico com representantes do cenário de Venture Capital brasileiro com o objetivo de conectar esses agentes a comunidade de inovação e empreendedorismo nórdica, além de identificar potenciais oportunidades de investimento e sinergias de colaboração entre Brasil e Escandinávia.

Antera Gestão de Recursos, Confrapar, Invest Partners, Anjos do Brasil, Itaú, MOV Investimentos, Derraik Menezes Advogados e TozziniFreire Advogados são alguns dos participantes locais da missão. A programação inclui visitas a Innovation Norway, Oslo House of Innovation, Business Sweden, Kjeller Innovation, Startup Hub Finland, Finpro, entre outras instituições que tornam esse ecossistema mais próspero. A Missão também incluí visitas a fundos de VC locais e sessões de pitching de startups escandinavas.

“O ecossistema nórdico de VC lidera na europa quando o assunto é criação de valor.  Apesar da população menor, os países nórdicos têm produzido algumas das empresas mais bem sucedidas na Europa. Estas muitas vezes não são só campeões regionais, mas empresas que ganharam escala global, como Spotfy e Skype”, explica Cristiane Nascimento, relações internacionais da ABVCAP.

Essa missão foi resultado do programa internacional inBrazil, convênio entre ABVCAP e Apex-Brasil que tem como principal objetivo informar e conectar investidores estrangeiros com gestores de fundos brasileiros e suas empresas investidas. A missão contou com os parceiros locais: Business Sweden, Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, Consulado Geral da Finlândia do Brasil, Invest in Denmark e Innovation Norway. A ação também conta com parceria institucional do BID/Fumin.

Veja aqui a programação completa da Missão Escandinávia.